Para aprofundar as reflexões acerca do tema "Soluções para a poluição plástica" e estimular a adoção de hábitos sustentáveis, as Unidades Sesc realizam programações especiais.

Nesta segunda-feira, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a data tem como tema central "Soluções para a poluição plástica", com ações globais de sustentabilidade e preservação, que envolvem a sociedade e chamam a atenção para questões relacionadas à redução, reaproveitamento e eliminação de lixo e resíduos plásticos.

O objetivo é mostrar como países, empresas e indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável, oferecendo a esperança de que um dia, a poluição plástica será história.

Para aprofundar as reflexões acerca do tema e estimular a adoção de hábitos sustentáveis, o Sesc-SC promove uma programação especial na Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho.

A Instituição é reconhecida pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental e pelas práticas que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, nessa data tão importante, mobiliza todas as Unidades no estado com ações integradas nas cinco áreas de atuação: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com o objetivo de promover ações de conscientização e de promoção do meio ambiente.

Também convida a sociedade a fazer parte do movimento global usando a hashtag e o slogan #CombataAPoluiçãoPlástica.

Programação do Sesc

A programação traz oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o tema nas Unidades do Sesc, além de campanhas de sensibilização internas e externas para fortalecer o uso zero de plástico, e ações educativas em instituições parceiras. As atividades especiais envolvem clientes de todas as idades, alunos da Rede Sesc de Ensino e dos projetos de educação complementar, funcionários e a sociedade.

Entre os destaques da Semana do Meio Ambiente do Sesc-SC, está o lançamento do projeto “Café Conserto”, um espaço de encontros, com o objetivo de consertar diversos objetos gratuitamente. O movimento é guiado por princípios de reuso, de prevenção ao desperdício, de voluntariado, de impacto sustentável e de compartilhamento de saberes.

A Instituição também convida a comunidade para conhecer o Espaço Envolva-se, um local de compartilhamento fixo nas unidades Sesc, criado coletivamente para promover um ambiente participativo e sustentável, em que a comunidade possa compartilhar e reutilizar itens de uso pessoal ou doméstico, como roupas, livros, utensílios domésticos, dentre outras peças e acessórios que podem ser úteis para outras pessoas. Durante a programação haverá palestras e oficinas sobre moda e sustentabilidade, além de Bazar Sustentável.

Durante a semana, novas unidades passam a contar com o Espaço Envolva-se: Balneário Camboriú, Blumenau, Curitibanos, Laguna, Caçador, Canoinhas, Mafra, Prainha, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, Tubarão e Xanxerê. O projeto já acontece nas Unidades Sesc Araranguá, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Estreito, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São João Batista, São Miguel do Oeste e Tijucas.

As nove unidades do Sesc Comunidade também estarão mobilizadas, com a mutirões pela sustentabilidade, oficinas de material plástico reciclado e palestras sobre os ODS e como colocar em prática. No Sesc Comunidade Forquilhinha haverá o lançamento do Projeto Cultivar, com uma horta comunitária.

Além disso, os cardápios dos 16 Restaurantes Sesc-SC contarão com preparações sustentáveis no buffet, com aproveitamento integral de alimentos. As receitas integram o projeto Sabores da Estação, que acontece toda a quinta-feira.